sábado, 31 de agosto de 2013

Antônio Macaco não vota em João Maia para deputado federal

A união maia/macaco realmente parece está com os dias mais do que contados. Como as definições para as eleições 2014 estão começando a se formar, o ex prefeito de Jardim de Piranhas Antônio Macaco já estaria antecipando e pedindo aos "seus vereadores" um apoio para o deputado federal Henrique Alves do PMDB. "O ex prefeito dificilmente votará em João Maia" revelou uma das fontes que teria recebido um convite para trabalhar na campanha de Henrique na cidade de Jardim de Piranhas. 

Com o apoio de Antônio Macaco em 2010, João Maia teve uma votação inferior a que obteve quando ainda era adversário de Antônio em 2006.

Enquanto isso....O partido de João Maia ainda não se definiu se fica ou abandona o governo do estado, essa decisão poderia definir se João se candidataria na chapa majoritária ou mais uma vez tentaria uma cadeira na câmara.

Vejam como são tratadas essas encomendas por alguns funcionários dos correios. Sedex. Mandou, quebrou.

Vejam como os nossos produtos que compramos principalmente pela internet é tratado pelo SEDEX. Por isso que muitas vezes os nossos produtos chegam quebrados e é uma burocracia do tamanho do mundo para que agente possa trocar ou mandar consertar.


“Foi uma luta intensa, mas os efeitos refletidos na região compensam qualquer trabalho”, diz João Maia sobre Contorno

contorno caicoA conclusão de uma das obras mais importantes para o Seridó deverá acontecer nas próximas semanas. O Contorno Rodoviário de Caicó resolverá um dos problemas que mais afetam a vida dos caicoenses: o congestionamento de veículos, diante de uma frota de quase 30 mil veículos e, principalmente o tráfego de cargas pesadas pelas ruas da cidade.
Autor da emenda que destinou recursos do Governo Federal para a obra, o deputado federal João Maia (PR) reconhece que foi uma luta árdua, mas os efeitos refletidos na própria população seridoense, na opinião do deputado compensam qualquer trabalho. Desviar veículos pesados das ruas de Caicó e proporcionar uma melhor interligação entre vários municípios da região, não são os únicos benefícios do Contorno.
João Maia também comemora que com os investimentos do Governo Federal surgiram a geração de centenas de empregos direitos e indiretos; o aquecimento das vendas no comércio local; um aumento na arrecadação de impostos pelo Município, dentre outras benfeitorias. Após a conclusão da obra, será marcada a data da inauguração do Contorno Rodoviário, que contará com uma programação que já vem sendo discutida pelo deputado junto ao Governo Federal.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Chilon Batista antecipa pagamento e também 50% do 13º salário

chilon_2O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista Neto, antecipou a folha de pagamento dos servidores municipais. Os funcionários ativos e inativos receberam seus vencimentos no dia de hoje (29/08).
Além de antecipar a folha de pagamento o prefeito também autorizou o pagamento de 50% do 13º salário dos funcionários.
Os funcionários estão mais do que felizes, às vésperas da tradicional Corrida de Jegue, todos estarão com um dinheirinho a mais para se divertir com seus familiares e amigos.
Este pagamento também vai injetar mais de 390 mil reais na economia de Timbaúba dos Batistas.
“Poucos sabem das dificuldades em que está passando o município, mas como disse anteriormente, a valorização dos nossos funcionários em todos os sentidos é uma das nossas principais metas.” Disse Chilon Batista.

Sinte-RN entra em acordo com Governo e greve dos professores é suspensa

A greve dos professores da rede estadual, realizada desde o dia 12 deste mês, foi suspensa nesta quinta-feira (29), após acordo com o Governo. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN). O sindicato disse que recebeu um documento de compromisso do Governo para cumprimento de parte das reivindicações da categoria.
Na ocasião, o governo se comprometeu a cumprir a Lei Federal Nº 11.738, conhecida como Lei do Piso, que determina que um terço da jornada semanal dos professores deve ser dedicada ao planejamento de atividades. Entre outras reivindicações atendidas estão o cumprimento do pagamento parcelado, em seis vezes, das horas extras referentes às atividades de planejamento desde que a Lei do Piso entrou em vigor;  além de alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Com o fim da greve, as aulas retornam a sua normalidade a partir desta segunda-feira, 2 de setembro.
GL

Governo não repassa desde maio verba para Hospital Regional e médicos ameaçam parar neste final de semana

É crítica a situação do Hospital Regional do Seridó, considerada a maior urgência da região. Desde o mês de maio que o Governo do Estado não repassa a quantia de 95 mil reais para o Hospital, inviabilizando dentre outros compromissos, o pagamento de médicos e profissionais contratados, para complementar a escala de plantões.
O repasse foi repassado, mesmo com atraso desde outubro de 2012 até abril deste ano, com a garantia que a parceria seria renovada. Renovação essa que vem sendo inviabilizada pela burocracia do Governo. Resultado: médicos contratados ameaçam parar as atividades a partir deste final de semana, já os atrasos no pagamento entram para o quarto mês. Se o impasse não for resolvido, os pacientes deixarão de contar com profissionais especializados em ortopedia, traumatologia, dentre outros.
Marcos Dantas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Padre revela durante missa que vai ser pai

padreO portal G1 de Noticias informa que um padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele.
Durante as missas do último domingo (25), Gerônimo Moreira, de 32 anos, decidiu ler uma carta anunciando a decisão. “Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que não conseguiria manter o celibato, deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade”, diz, em um trecho da carta.
Gerônimo conta que conheceu Emília Carneiro, hoje com 23 anos, em 2007, quando ainda era seminarista. “Eu a conheci dia 20 de setembro de 2007 em um encontro do grupo de jovens. A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade”, lembra Gerônimo, que cresceu em uma família religiosa e desde garoto dizia que planejava ser padre na fase adulta.

Com o rompimento do PR com o governo do RN, união Maia/Macaco poderá está com os dias contados.

Vamos começar a montar as peças.....Henrique Alves, presidente estadual do PMDB teve uma longa conversa com Fábio Faria (PSD) em sua sala na capital federal, nesta conversa tratou-se de política e ficou certa a união do PSD e PMDB para as eleições estaduais de 2014. Então, com o rompimento do PR de João Maia a base aliada ele deverá juntar-se as outras duas legendas,porém isso significa dizer que o deputado João Maia poderá está no mesmo palanque que o atual prefeito de Jardim de Piranhas Elídio Queiróz que é do PSD.

O blog adianta.....Se isso acontecer, a união de João Maia com Antônio Macaco em Jardim de Piranhas poderá está com os dias contados.Fala-se que o PR vai anunciar o rompimento com o governo do estado dia 14 de setembro.

Salário mínimo terá menor aumento em 2014

O salário mínimo do ano que vem deve ter o segundo menor reajuste real em 12 anos de gestão do PT no Palácio do Planalto. Isso vai ocorrer por causa da mesma Política de Valorização do Salário Mínimo, que rendeu nos últimos anos polpudos aumentos no salário mínimo.
Por esse instrumento, o salário é reajustado de acordo com a inflação do ano anterior, e tem como aumento real o PIB de dois anos antes. No caso de 2014, portanto, o salário mínimo será reajustado pelo INPC de 2013, e o aumento real será equivalente ao PIB de 2012, que foi de apenas 0,9%. O reajuste só não será menor do que o de 2011 – naquele ano, o aumento real seguiu o PIB de 2009, quando o Brasil sofreu as consequências da crise econômica mundial. O governo concedeu, então, um reajuste real de 0,4%.
Blog do Seridó

Governo do Estado diz que apagão prejudicou transmissão dos arquivos da folha de pagamento do funcionalismo

Em nota distribuida pela Assessoria de Comunicação, o Governo do RN diz que o apagão elétrico que atingiu todo o Nordeste na tarde desta quarta-feira, dia 28, impediu a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do Governo do Estado para o Banco do Brasil.
Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (29).

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vereadores se desentendem durante entrevista na Rádio Caicó AM

Marcos Dantas informa que o clima pesou entre os vereadores Leleu Fontes (PSB), Ivanildo dos Santos (DEM) e Rubão Germano (PSDC), durante participação no Comando Geral (Rádio Caicó AM). Tudo começou quando Leleu e Ivanildo pediram um espaço ao apresentador Sidney Silva para contestar a postura que a Prefeitura de Caicó vem tendo diante da recomendação do Ministério Público de retirar os barracos que funcionam em cima das calçadas na cidade.
Em determinado trecho da entrevista, Leleu chegou a chamar o prefeito Roberto Germano de “frouxo”, caso viesse a atender a recomendação do promotor Diogo Maia, sem pensar num espaço para acomodar os barraqueiros, e sugeriu a realização pela Câmara, de uma audiência pública para discutir o assunto.
Foi neste momento que chegou à emissora o vereador Rubão Germano, que saiu em defesa do que ele chamou de acusações sem fundamento de Leleu contra seu irmão, o prefeito Roberto Germano. Rubão chegou a pedir que Leleu e Ivanildo descessem do “palanque” e parassem com insinuações mentirosas na imprensa. A partir daí, o clima não foi dos melhores, e segundo informações de quem estava nos estúdios, à discussão verbal teria se esticado um pouco mais, mesmo ao final da entrevista.
Ouçam aqui o bote boca

Novidades para a FNSA 2013 em Mil Detalhes

Agências bancárias fecham nesta quarta-feira em toda Paraíba

Todas as agências bancárias da Paraíba não prestarão seus serviços nesta quarta-feira(28). Os bancos amanhecem fechados devido às comemorações do Dia Nacional dos Bancários. No Estado, a lei 8.939 de outubro de 2009, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) em 2010, regulamenta o feriado.
Devido o fechamento dos bancos, os pagamentos das contas com vencimento no dia 28 devem ser efetuados nos caixas eletrônicos, através de débito em conta, nas casas lotéricas ou agências PagFácil. As atividades bancárias voltam às atividades normais nesta quinta-feira (29). Na Paraíba existem cerca de 4.500 bancários.
Portal Correio

PR romperá com o governo no dia 14 de setembro

Thaisa Galvão informa que já tem data o rompimento do PR com o governo Rosalba Ciarlini. O presidente do partido, deputado João Maia, reunirá o Núcleo Político Central de Decisões no dia 14 de setembro, em Natal.


João vai consultar os mais de 100 integrantes sobre a posição do partido em relação ao governo Rosa.
Como o PR tem sido aliado mais que fiel do PMDB, já é certo o rompimento.

Prefeitura de Jardim de Piranhas realiza compra de instrumentos musicais


A Prefeitura de Jardim de Piranhas realizou um grande investimento na compra de equipamentos musicais para atender aos integrantes do Serviço de Convivência com Fortalecimento de Vínculo (antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti), do Projovem e outros grupos atendidos pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS). 

Ao todo, foram adquiridos 20 violões, 60 flautas doces e o material para montar uma banda inteira, o que inclui uma bateria, duas guitarras, teclado, sanfona, pandeiro, triângulo e demais instrumentos necessários. Todo o material foi comprado com recursos próprios, através do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) da Sethas, direcionado especificamente para este tipo de investimento. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Queiroz, esta iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho cultural da cidade e formar novos talentos para a música. Com a chegada dos equipamentos, será iniciado, já nesta semana, um curso de violão com o Projovem e reorganizado o grupo de flauta doce. As atividades acontecerão na sede do CRAS com participação de profissionais qualificados como instrutores.

Com exonerações no governo o estado tem novos secretários

A edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do RN já traz as mudanças na titularidade da Secretaria de Assistência Social do Governo Rosalba. Além da exoneração de Luiz Eduardo Carneiro, traz a nomeação de Shirley Targino, que foi escolhida pela própria governadora para assumir a função.
A mesma edição também traz as mudanças na Assessorria de Comunicação do Governo, com as exonerações de Edilson Francisco Braga e Valéria Torres da Costa e Silva, e as nomeações de Francisco de Paulo Araújo e Glacia Marillac Azevedo de Medeiros Rondon.
Marcos Dantas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Governo Rosalba pode perder até dez deputados e a oposição poderá somar 20 parlamentares até o final do ano

Destaque n’O Jornal de Hoje... Daquele discurso de prosperidade da gestão da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, no início do ano, pouco se concretizou. E a crise administrativa que se agravou neste terceiro ano de mandato teve reflexos diretos na situação política da governadora. Partidos aliados anunciaram rompimento e lideranças se afastaram, deixando a gestora quase isolada politicamente. Dos 24 parlamentares, 14 faziam parte da bancada da gestora estadual ou eram de partidos que pertenciam à base aliada do Governo do Estado. Até o final do ano Rosalba pode perder a aliança de, pelo menos, nove deputados estaduais, incluindo, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
 
Com relação aqueles que começaram o ano aliados e já romperam, está o deputado Gilson Moura. O partido dele, o PV, anunciou no início do ano que estava saindo da base aliada. O líder do partido, o senador Paulo Davim, passou a fazer uma forte oposição estadual ao DEM. Em outra sigla, o PR tem outros três deputados estaduais. Ou melhor: dois, Vivaldo Costa e George Soares. Kelps Lima, que seria o terceiro, ganhou recentemente a desfiliação e deve ir para o Partido Progressista (PP), que diante de declarações do presidente do partido, Rafael Motta, deve apoiar uma candidatura de oposição em 2014. CLIQUE AQUI  e veja a matéria completa. 

A informação é de Marcos Dantas

Blog de grande jornalista mente ao dizer que ex-prefeito de Jardim de Piranhas estaria enfermo

Como o blog tinha noticiado na segunda feira que o ex-prefeito Antônio Macaco teria feito uma "festinha" e convidado amigos e integrantes de uma tradicional família para participar junto com ele, aqui estão as imagens que foram publicadas em redes sociais. Após a noticia ser veiculada, o assessor de imprensa de Antonio Macaco (que inclusive é um grande jornalista com passagem por grandes jornais impressos e principais rádios de Recife-PE ) Vito D'luck publicou em seu badalado blog que o Antônio Macaco estava enfermo e que não tinha saído de casa naquele domingo. Veja a declaração no blog.


O grande jornalista Vito D'luck, deve ter recebido a informação errada eu até entendo, mas afinal quem é o mentiroso? 




*As fotos foram publicadas em redes sociais

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bbom: "O fim pode está próximo", revela jornal do Acre sobre bloqueio

A decisão da Justiça Federal que resultou no bloqueio das atividades e ativos financeiros da empresa Embrasystem - Tecnologia em Sistemas, Importações e Exportações, conhecida pelos nomes fantasia BBom e Unepxmil, pode ter um desfecho ainda esta semana, é o que garante um fonte ligada diretamente ao núcleo de comando da empresa.
A decisão que proibiu a comercialização de rastreadores (que é a atividade principal e oficial da empresa) e vetou ainda novas adesões à rede, o recebimento das mensalidades cobradas dos associados já admitidos no sistema e congelou as contas financeiras da empresa ocorreu dias após o bloqueio da TelexFREE, gerando pânico para milhares de associados em todo Brasil.

Entre as acusações do MPF estaria a de que a empresa não possui homologação ou certificação junto aos órgãos competentes para prestar serviço de monitoramento e localização de veículos. Esta demanda foi solucionada após a informação de que a BBom não é a fabricante dos produtos, portanto, não necessitaria cumprir tal exigência, e, sim, as empresas fornecedoras.

Jair Sampaio

Prefeito Elídio Queiroz comemora o aniversário ao lado do povo de Jardim de Piranhas e de lideranças políticas



O Prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, não abriu mão da simplicidade e comemorou junto com o povo Jardinense o seu aniversário, ocasião em que várias autoridades politicas da região e até da Paraíba estiveram presentes e aproveitaram para parabenizá-lo. 

"Fico feliz ao lado do povo, da minha família, da terra que amo, dos meus amigos, aliás, ainda faltam muitos deles (sorriu), são pessoas maravilhosas, por isso faço questão dessa comemoração coletiva, onde podemos nos confraternizar e matar a saudade de outrora", enfatizou Elídio.

Várias lideranças políticas estiveram presentes no aniversário, entre as quais, o ex-deputado Álvaro Dias, o ex-prefeito de São Bento; Galego Souza, assim como o atual gestor daquela cidade; Gemilton Souza, Roberto Germano; prefeito de Caicó, Urbano Faria; prefeito de Serra Negra do Norte, Naná da Farmácia; vice prefeito em Jardim de Piranhas, vereador Lobão, vereador Jarles Cavalcante, vereador Odair Alves Diniz (PSDC/Caicó) e outras lideranças da região. CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO!

Novidades para a FNSA 2013 em Mil Detalhes

Policiais civis e servidores do ITEP se concentram na Governadoria

Os policiais civis e servidores do ITEP se concentram em frente à Governadoria a partir das 11h. As categorias depositam toda expectativa na reunião com o Governo prevista para iniciar às 12h, visto que sensibilizaram até mesmo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na última sexta-feira, quando entregaram ao representante do Governo Federal um diagnóstico preocupante da crise da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, documento este elaborado por vários segmentos da área, com expressiva contribuição do SINPOL.
A audiência com o Governo, solicitada pela comissão parlamentar presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, será coordenada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, e contará ainda com a participação da deputada federal Fátima Bezerra, além de vários deputados estaduais que integram a comissão. Fátima, que esteve sábado (24) com a governadora Rosalba Ciarlini, esteve nesta manhã no SINPOL, buscando mais informações a respeito das pautas e ressaltou total apoio às categorias na intermediação junto ao Governo.
Os representantes dos policiais civis e servidores do Itep levarão o documento que conta com fotos e dados estatísticos, além de sugestões de ações a serem implementadas no estado, a fim de reduzir os altos índices de violência. Foi elaborado por uma comissão formada na Audiência Pública da última quinta-feira, na Assembleia Legislativa do RN, proposta pela deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Márcia Maia. Traz assinaturas de representantes da ABM, Assesp, ACS/PM, Adepol, Fecnat, Aspra PM, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do RN, ASSPM/BM, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e OAB-RN

PR acompanha o PMDB no rompimento com o governo

Destaque de Thaisa Galvão... O deputado federal João Maia, presidente do PR, tem declarado que seu projeto político está atrelado ao do PMDB em 2014.

Então…Raciocinando o óbvio…
Se o PMDB rompe com o governo Rosalba Ciarlini, o PR também rompe.

O PMDB tem hoje a Secretaria de Ação Social e a presidência da Potigás. O PR tem a Secretaria de Turismo.

Auxiliar direta da governadora Rosalba Ciarlini, a ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, é filiada ao PR…
Mas, pelo que consta, a cota dela no governo é pessoal, e não partidária.
Resta saber se com o rompimento anunciado, Shirley vai ter que optar entre governo e PR…ou se seguirá cumprindo os dois papéis: de auxiliar do governo e de presidente do PR Mulher no RN.

Antônio Macaco se chateia por que não foi convidado para o almoço de Geraldo Monteiro e também faz festa.



Final de semana bastante movimentado politicamente em Jardim de Piranhas, no sábado dia 24 o prefeito Elidio Queiróz fez aniversário e comemorou com a população jardinense,amigos e familiares em sua fazenda no sitio três riachos, no domingo dia 25 o aniversariante foi Geraldo Monteiro que comemorou com familiares e amigos oferecendo um almoço na comunidade timbaubinha. Este almoço oferecido por Geraldo Monteiro foi muito esperado e selou de vez o rompimento de parte da família Monteiro com o grupo "dos macacos".
Em contra partida, o ex-prefeito Antônio Macaco estrategicamente também ofereceu uma "festinha" para impedir que algumas pessoas pudessem participar do almoço na casa de Geraldo Monteiro. Antônio reuniu seus liderados e fiéis escudeiros e claro a outra parte da família Monteiro, na tentativa de mostrar que ele é a grande liderança do município.A quem diga que o ex-prefeito/presidente determinou que quem fosse para o almoço na casa de Geraldo Monteiro esquecesse que macaco existe.




RELEMBRANDO
O rompimento político de Geraldo Monteiro com o grupo "dos macacos" se deu depois que Geraldo conseguiu provocar uma nova eleição no Real Clube em Jardim de Piranhas e Antônio Macaco se candidatou de ultima hora e teria usado de sua influência para ganhar a eleição, alguns integrantes da família Monteiro teria classificado este ato do ex-prefeito/presidente como sacanagem. Após isto, Geraldo que era funcionário da câmara municipal a mais de dez anos pediu para sair. A câmara que é presidida pelo irmão do ex-prefeito/presidente.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campanha de multivacinação começa neste sábado em Jardim de Piranhas


A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas realiza neste sábado, 24, o Dia de Intensificação da Campanha de Multivacinação que tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação. A atividade começa às 8h e se estende até às 17 em quatro unidades da zona urbana. Na Zona Rural, a vacinação começa na próxima semana. 
A partir de segunda-feira, 26, até sexta-feira, 30, a vacinação estará sendo realizada em todas as unidades de saúde, nos seus horários de funcionamento. Nesta campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
As crianças menores de 5 anos recebem uma vacinação que as protege contra muitas doenças extremamente importantes, tais como: poliomielite, difteria, coqueluche, tétano, meningite C, doenças pneumocócicas (incluindo pneumonias e meningite pneumocócicas), doenças por HIB (infecções respiratórias, meningites),  diarreias por rotavírus, sarampo, caxumba e rubéola.
Vacinar é prevenir doenças importantes. Para a proteção oferecida por uma vacina ser a ideal é necessário que o número de doses seja adequado para cada tipo de vacina. Somente com a carteira atualizada a proteção contra aquela doença estará correta.

Governo vai fiscalizar uso indevido de águas no trecho Jardim de Piranhas/Jucurutu

A secretária dos Recursos Hídricos vai fiscalizar o trecho que vai de Jardim de Piranhas a Jucurutu com o intuito de descobrir desvios de água, como barramentos irregulares e uso da água com fins de irrigação. 

A decisão foi tomada diante da redução da vazão no leito do Rio Piranhas/Açu e fez com que o abastecimento da cidade de Jucurutu entrasse em colapso. 

“A Agência Nacional de Águas (ANA) também vai organizar reuniões públicas nas comunidades, desse trecho da bacia, para comunicar à sociedade sobre a real situação de disponibilidade hídrica e da importância de se racionar a água.

V&C

Carros-pipa abastecem em Tal de adutora para levarem água para jucurutú

Fotos de Damião Oliveira
A informação vem de Jucurutú....A estiagem prolongada vem diminuindo o volume de água do Rio Piranhas e a cidade de Jucurutú é uma das mais afetadas. Nem mesmo com o aumento na vazão de águas do açude Coremas foi o suficiente para manter o abastecimento de na cidade que vem sendo abastecida por carro pipa. Hoje (23/08) pela manhã o blog recebeu uma ligação de uma pessoa que estava em Jucurutú e ela relatava que chegou em uma casa de um parente e pediu para tomar uma xícara de café, chegando na cozinha se surpreendeu pois o café estava sendo servido em copos descartáveis para não sujar as xícaras pois não tinha água para lava-las.
Jucurutu tem quase 18 mil habitantes, mas desses 10.567 pessoas, segundo informações do IBGE residem em bairros da cidade. Para atender a população carros-pipa cedidos pela Prefeitura de Jucurutu e vários particulares abastecem em um Tal da Adutora Serra de Santana, que fica as margens da BR 226, que liga o município a Florânia. 

Ministério Público de Jucurutu vai fiscalizar a remoção de famílias com a construção da Barragem de Oiticica

Marcos Dantas informa que o promotor Fausto Faustino de França Júnior assinou a Portaria Nº 0017/2013... O Ministério Público do Estado vai acompanhar, no campo da atuação relativa à cidadania, os direitos coletivos, individuais homogêneos e fiscalizar a execução de medidas para remoção de famílias e demais providências relativas ao projeto da Barragem de Oiticicas.
A Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Sehmar) terá que enviar explicações ao Ministério Público de Jucurutu sobre as indenizações, remoção dos proprietários de terras, principalmente os que residem na Comunidade Barra de Santana, que tem cerca de 1.500 habitantes e todos perderão suas residências. 

Sem acordo com o governo, delegados do RN entram em greve por tempo indeterminado

Os delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram, no início da tarde desta quinta-feira (22), entrar em greve por tempo indeterminado. Os profissionais, que já estavam em "estado de greve", realizaram assembleia entre a manhã e a tarde de hoje e decidiram suspender os serviços.
 
A Adepol diz que a pauta de reivindicações diz respeito exclusivamente às condições de trabalho e ao funcionamento da Polícia Civil no Estado. Segundo os delegados, os cortes nos investimentos estão inviabilizando o funcionamento das delegacias.  Além disso, os profissionais também cobram a criação da Divisão de Homicídios, que implica na convocação de 80 policiais civis para o qual existe, segundo a comissão de delegados, verba disponível por meio do programa Brasil Mais Seguro.

Juiz determina novo bloqueio da conta do Estado para assegurar cirurgia de paciente com câncer

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, titular da Vara Cível da comarca de Currais Novos, determinou novo bloqueio da conta do Estado do Rio Grande do Norte para assegurar a realização de procedimento cirúrgico de citorredução para uma paciente com câncer. No último dia 14 ele havia determinado bloqueio de R$ 82.550,00 para a realização da cirurgia. Em sua nova decisão, o magistrado estabeleceu o bloqueio de mais R$ 53.450,00, totalizando o bloqueio total de R$ 136 mil, que deverão ser transferidos para conta indicada pela parte autora (Hospital e Equipe Médica), que deverão apresentar recibos e notas fiscais, em até 30 dias da realização do procedimento cirúrgico. Além disso, mantém-se a suspensão da propaganda institucional do Estado do Rio Grande do Norte determinada pelo juiz.
O acréscimo foi motivado porque a autora apresentou petição informando que o valor inicialmente bloqueado era insuficiente para a realização do procedimento cirúrgico, uma vez que o orçamento apresentado pelo Hospital do Coração de Natal é referente apenas às despesas hospitalares, não incluindo os honorários para o pagamento da equipe médica responsável pela cirurgia. O juiz verificou que o orçamento apresentado pelo Natal Hospital Center, no valor de R$ 76 mil, é menor que o apresentado pelo Hospital do Coração, razão pela qual determinou que o procedimento seja feito no Natal Hospital Center. Assim o valor referente aos honorários médicos é de R$ 60 mil e o custo com o hospital é de R$ 76 mil.
Marcos Dantas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Hoje é quinta feira e já começou a sessão da câmara. Todo mundo com os ouvidos no rádio.

Hoje (22/08) é dia de mais uma sessão na câmara municipal de Jardim de Piranhas e os ouvintes ficam com os ouvidos colados no rádio para saber qual a discussão pessoal será debatida, pois alguns vereadores ainda usam a tribuna para tratar assuntos de ordem pessoal ou para comparar com a gestão anterior. Como hoje graças a Deus não morreu ninguém vai haver sessão.

Para quem acompanha as sessões pode perceber que alguns requerimentos enviados pelos parlamentares muitas vezes já foi colocado por outro vereador, mudando somente a redação. 

A capela de Santa Rita celebra missa na tarde desta quinta feira.



Nesta quinta feira dia 22 de agosto acontece as 17 hs missa no Santuário de Santa Rita em Jardim de Piranhas, esta missa é realizada sempre nesta data de cada mês. A missa irá celebrar a volta de padre José Delfino de Araújo que foi o primeiro padre a celebrar no local quando ainda era apenas uma pequena capela em cima de um serrote de pedra.

Ações marcam o Dia do Folclore Brasileiro em Jardim de Piranhas


O Dia do Folclore Brasileiro foi amplamente comemorado em Jardim de Piranhas, com a realização de dois eventos. No primeiro, bastante significativo, aconteceu a entrega da Carteira do Artesão e a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Ao todo, 39 artesãos do município tiveram sua profissão reconhecida e se tornaram habilitados a participar de qualquer atividade da área no Brasil, além de poderem acessar linhas de crédito específica nos bancos, podendo adquirir de empréstimo até R$ 5 mil.
No mesmo momento, foram empossados oito Conselheiros Municipais de Cultura e seus respectivos suplentes. A partir desta data, o Conselho Municipal de Cultura passa a ter o papel de regulamentador de todas as atividades de cultura que estejam dentro do Plano Municipal de Cultura que se caminha para ficar pronto até o final deste ano. O ponto alto deste primeiro evento foi a apresentação do cantador Lino da Viola que fez referência à data comemorativa.
O segundo momento está sendo realizado na biblioteca pública municipal. Desde segunda-feira, 19, até o dia 30, a comunidade escolar se dedicará às comemorações ao Dia do Folclore Brasileiro, instituído em 1965 pelo Congresso Nacional. Cada escola leva uma apresentação contemplando o teatro, a literatura, a poesia, a música e as diversas formas de cultura nacional.

Técnicos do Sistema Piranhas-Açu debatem trecho que vai da cidade de Jardim de Piranhas à Jucurutu

Marcos Dantas informa que numa reunião realizada na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Técnicos dos Orgãos Gestores de Recursos Hídricos dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, representantes do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (dnocs) e  da Agência Nacional de Águas (ANA), analisaram e debateram as condições atuais de operação do Sistema Piranhas-Açu, principalmente no trecho que vai da cidade de Jardim de Piranhas à Jucurutu.
Ao final da reunião o grupo fez uma lista de recomendações e providências que visam atenuar a problemática da alocação de água nesta bacia. Entre as recomendações, uma campanha de fiscalização no trecho do rio Piranhas-Açu, entre os açudes Curema e a cidade de Jucurutu. De acordo com Joana D’arc Medeiros, Coordenadora de Gestão de Recurso Hídricos da Semarh, essa fiscalização é muito importante para verificar possíveis usos irregulares, como também barramentos. “Nesta situação de estiagem o uso prioritário é para abastecimento humano”, disse Joana.

Barramentos e obstáculos no leito do Rio Piranhas serão fiscalizados: o uso prioritário é para abastecimento humano

Rio Piranhas em Jucurutú. Foto Damião Oliveira
Na campanha de fiscalização no leito do Rio Piranhas também serão adotadas medidas que visam à correção de obstáculos como passagens molhadas e barramentos e ainda a suspensão das captações de água para irrigação. “A ANA vai organizar reuniões públicas nas comunidades desse trecho da bacia para comunicar à sociedade sobre a real situação de disponibilidade hídrica e da importância do uso racional da água”, completou Joana.
Outro encaminhamento da reunião foi a elaboração da proposta de um plano de operação, fiscalização e gestão dos reservatórios de Coremas, Mãe D’água e Armando Ribeiro Gonçalves que se localizam no rio Piranhas-Açu.  “Considerando a realidade atual desses reservatórios, vamos aprontar esse documento a curto prazo” falou Geny Formiga, representante da Caern. Um próximo encontro entre os técnicos ficou marcado para o mês de setembro, na sede da ANA em Brasília, visando a aprovação deste plano de operação.

RCC de Jardim de Piranhas realizará a noite da lasanha.


A Renovação Carismática Católica de Jardim de Piranhas vai realizar neste sábado dia 24 de agosto a noite da lasanha no Trailher da Renovação que fica em frente a igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, junto com a noite da lasanha também haverá momentos de oração e louvor, será uma noite diferente.

As senhas para garantir a sua lasanha já estão sendo vendidas no restaurante de Neto de Melado, no centro de Jardim de Piranhas, a venda da senha antecipada é para a equipe da Renovação Carismática ter uma noção para não cozinhar lasanha em excesso, por isso que é interessante comprar logo antecipado, a lasanha custa somente R$ 4,00 (quatro reais) garanta já a sua e bom apetite.

Wilma cobra do Governo negociações com servidores em greve

A presidente do PSB, Wilma de Faria, se pronunciou sobre as greves da Segurança Pública, Saúde e Educação na noite desta quarta-feira (21) nas redes sociais. Diante do fechamento do canal de diálogo do Governo do Estado com as categorias, a ex-governadora lembrou a forma como as negociações aconteciam em sua gestão, assim como fez apelo para que deputados (que criaram comissão parlamentar) consigam fazer o intermédio com a administração.




Agência Nacional de Águas só vai liberar o aumento da vazão no Rio Piranhas por 120 dias


A Agência Nacional das Águas (ANA) argumentou nesta quarta-feira (21) que o sistema Coremas-Mãe d`Água só dispõe de 39% da capacidade para abastecer a Paraíba e o Rio Grande do Norte. O aumento da vazão seria temporário, por 120 dias, até a construção de uma adutora expressa de 15 quilômetros para abastecer Jucurutu com água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. 
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, acompanhado do diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes reforçou junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra a ameaça de colapso no abastecimento de Jucurutu. Henrique fez solicitação junto à Agência Nacional de Águas (ANA) para aumentar, de 4,5 para 6 metros cúbicos por segundo, a vazão das comportas do sistema Coremas-Mãe d`Água. Fernando Bezerra determinou ao Dnocs a elaboração do projeto para acelerar a liberação dos recursos e construir a Adutora que deve levar meses para ser totalmente construída.
 
Marcos Dantas

Governo do Estado anuncia convocação de professores aprovados no último concurso

O Governo do Estado dará continuidade à convocação de professores. No início da próxima semana, será publicada no Diário Oficial do Estado, a convocação de 115 professores aprovados no concurso, que irão atender às demandas iniciais do reordenamento da rede.
A ideia da Secretaria da Educação é convocar os professores à medida que as necessidades sejam confirmadas, a partir dos ajustes motivados pela implantação do terço da hora atividade, que vai permitir que o professor permaneça 20 horas semanais em sala de aula e dedique dez horas para planejamento e atendimento aos alunos.

Município de Jucurutu já está sendo abastecido através de carro pipa

Começou nesta quarta feira (21), o abastecimento d’água do município de Jucurutu, através de carros pipas. O município de Jucurutu, apesar de ser banhado pelas águas do Rio Piranhas vem sofrendo com a problemática da seca, pois a água do rio não vem chegando até o município.
Informações dão conta, que a vazão do reservatório Coremas Mãe D’água foi aumentada, com isso, nos próximos dias a água do Rio Piranhas deverá chegar até a cidade de Jucurutu e o abastecimento voltará a sua normalidade.
Blog do Seridó

Lucinha Gregório é a nova diretora da Dired de Caicó

Foi publicado no Diário Oficial do Estado edição desta quinta-feira (22), a nomeação da professora Lúcia Azevedo (Lucinha Gregório), para o cargo de Diretora da 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos – 10ª DIRED, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em Caicó. Lucinha atendeu convite pessoal da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Atualmente Secretária-Adjunta de Assistência Social do município de Caicó, Lúcia possui uma vasta experiência na área da Educação, por ser funcionária do Estado há 31 anos, onde já ocupou o cargo de Diretora do CAIC de Caicó por oito anos 2002 – 2010, escolhida por eleição direta, e por quatro anos foi vice-diretora do Centro Educacional José Augusto (CEJA), no governo de José Agripino Maia.
Nesta quarta-feira (21), Lúcia já esteve em Natal, para manter contatos com a Secretária Betânia Leite Ramalho e a coordenadora Ivonete Bezerra. Lucinha também ja ocupou cargos como Secretária-Adjunta da Educação de Caicó (2000-2001) e coordenadora da Associação dos Municípios do Seridó na gestão de Rogério Mariz, quando prefeito de Serra Negra do Norte.

Marcos Dantas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Os alunos da Escola Estadual Amaro Cavalcanti ainda continuam sem aula

Que a situação é caótica em todo o estado do RN isso todo mundo sabe, a saúde,segurança pública e educação que temos direito na constituição parece que foi esquecida pelo governo Rosalba Ciarlini. Hoje a maior preocupação desse governo é fazer propaganda de uma coisa que querem colocar a força em nossa cabeça e pensar que tudo vai bem. (gastando milhões de reai$)

Em Jardim de Piranhas os alunos da rede estadual que pensam em se preparar para um vestibular no final do ano devem ficar só no pensamento pois já ultrapassamos a metade do mês de agosto e ainda não assistiram aula de química, como também falta professores de história e inglês no turno matutino.

Alguém avise a essa rosa que ela está mucha e os alunos estão sem aula,sem professor e com vergonha de ter uma governadora que só coloca o estado para baixo, prova disso é a grande quantidade de greves que já tivemos durante esse governo de Rosalba. Governadora peça pra cagar e saia. (leitores desculpem a expressão)

Servidores da Emater anunciam parada para o início de setembro

Em assembléia realizada nesta terça-feira (20) os servidores da Emater definiram uma pauta decisões. A primeira delas é aderir a greve geral nacional no dia 30 de agosto, e a outra, fazer parada de cinco dias, de 02 a 06 de setembro visando abrir negociações com o Governo. Em nota liberada pela categoria a reclamação geral contra o Governo Rosalba por ter adiado o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos trabalhadores da Emater, uma conquista de muitos anos de luta, concebida no ano de 2010.
Deste então, busca-se o seu pagamento, tão logo o PCCR virou Lei, em 01 de julho daquele ano. Com o pagamento de apenas 30% em setembro de 2010, o restante de 70% ficou para ser pago em 2011. Já no Governo de Rosalba Ciarlini, o SINAI em conjunto com a categoria, tentou, por varias vezes solucionar a demanda, sem sucesso. Realizou-se duas greves no ano, pelo pagamento do PCCR”, diz um dos trechos da nota.
Do blog:
Esse governo de Rosalba veio de encomenda. Será que existe outro pior?

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Falta de chuvas gera colapso e deixa cidade sem água no interior do RN

A falta de chuvas que castiga o interior do Rio Grande do Norte deixou a cidade de Ipueira, na região Central potiguar, sem água. O abastecimento foi interrompido nesta segunda-feira (19) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

O motivo é a ausência de chuvas em volume suficiente para repor a água do Açude Martelo, de onde é captada para abastecer a cidade, que tem aproximadamente dois mil habitantes.

Com a medida, o faturamento de contas também permanecerá suspenso pela Caern, ou seja, os usuários não vão receber contas de água e esgoto durante este período.

Enquanto persistir a situação de colapso e baixo volume do açude, a responsabilidade pelo fornecimento de água a Ipueira será da Prefeitura Municipal da cidade.

G1RN

Wilma de Faria se reúne com Fátima Bezerra

A presidente do PSB, Wilma de Faria, se reuniu com a deputada federal petista Fátima Bezerra na noite desta segunda-feira (19). Em pauta, além da análise dos últimos acontecimentos da conjuntura política nacional e estadual, os objetivos dos seus partidos rumo às eleições 2014. 
Para elas, o bom momento para a oposição – diante da alta rejeição ao Governo Rosalba – é um fato que precisa ser bem trabalhado. Desta maneira, discutiram sobre as alianças possíveis, assim como candidaturas que estão sendo sinalizadas dentro do grupo e fora dele e suas chances de êxito nas eleições 2014. A ideia é viabilizar o crescimento da oposição construindo um projeto de resgate do Rio Grande do Norte para ser apresentado em breve ao eleitor potiguar.
Wilma observou que continuará reuniões com partidos da oposição (já se reuniu com o PT, PC do B, PSD e próximos encontros devem ser com PDT, PPS, PHS e PRB) e Fátima informou que após uma rodada de conversa com partidos aliados no primeiro semestre, o PT está agora na fase de conclusão dos ciclos de seminários regionais. Mas que deve retomar diálogo e algumas reuniões já estariam sendo marcadas.

Para equipar restaurantes, Senado compra freezer de R$ 78 mil e guardanapos de pano a R$ 420

Os gastos do Senado Federal com eletrodomésticos para equipar a nova praça de alimentação da Casa, que incluirá dois restaurantes, já chegam a cerca de R$ 176,6 mil. Os restaurantes Escola dos Senadores e Escola de Massas e Risotos, que serão administrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/DF), receberão, por exemplo, dois guardanapos de pano no valor de R$ 420 cada. As informações são do site Contas Abertas.
De acordo com o site, entre os eletrodomésticos comprados para os dois estabelecimentos estão um freezer de R$ 77,9 mil, uma máquina embaladora a vácuo, da marca Jetvac, por R$ 39,4 mil — o aparelho é de aço inox, tem painel digital, 15 tipos de programação e uma bomba de vácuo que opera de 100 a 360m3/h — duas máquinas lava louças que, somadas, custaram a bagatela de R$ 20,6 mil e dois mixers, ou misturadores de alimentos, por R$ 1,9 mil cada.
Além disso, constam ainda na lista de compras feitas pelo Senado dois processadores de alimentos Cutter com dupla função, que saem por R$ 19,8 mil, uma centrífuga automática com potência de 700W por R$ 3,5 mil, duas máquinas de gelo por R$ 10 mil e três toalhas de mesa que somam R$ 2 mil.
Questionado sobre as novas aquisições, até o início da tarde desta segunda-feira o Senado ainda não havia dado explicações sobre os gastos com eletrodomésticos, guardanapos e toalhas de mesa.
O Globo

Mais de 400 mil orelhões serão desativados até 2016


Durante décadas o orelhão foi a opção mais barata para telefonar, mas em tempos de celulares baratos,  o aparelho perdeu seu espaço. Por essa razão a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai desativar mais de 400 mil orelhões, dos atuais 1 milhão, até 2016.


A decisão deve ser consolidada na revisão do contrato de concessão de telefonia fixa, prevista para 2015. Uma consulta pública sobre a questão está prevista para março de 2014.